Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Consumidor paga ICMS indevido na conta de luz

Os Estados estão lesando os consumidores com cobranças indevidas do ICMS nas contas de luz. O ICMS sobre energia elétrica tem como fato gerador a circulação da mercadoria, e não do serviço de transporte de transmissão e distribuição de energia elétrica, incidindo, in casu, a Súmula 166/STJ.

Publicado por Renildo Carvalho
há 7 anos

Não é mais segredo, principalmente para a comunidade jurídica, que o consumidor brasileiro é lesado pelos Estados, na tributação indevida do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A ilegalidade consiste no equívoco da base de cálculo do ICMS, que repassa aos consumidores os custos da Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (conhecida como TUST) e da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (denominada de TUSD), das empresas geradoras de energia elétrica.

A Jurisprudência pátria – inclusive do Superior Tribunal de Justiça – STJ, já reconheceu a irregularidade, anotando que a cobrança do ICMS deve incidir apenas na comercialização da energia (quantidade consumida) e não em sua Transmissão (TUST) e muito menos em sua Distribuição (TUSD), pois essas tarifas não constituem venda de energia e não podem ser fato gerador do ICMS, porquanto são serviços de transporte (transmissão e distribuição) de energia elétrica, incidindo, in casu, a Súmula nº 166/STJ, in verbis:

"Não constitui fato gerador do ICMS o simples deslocamento de mercadoria de um para outro estabelecimento do mesmo contribuinte".

Portanto, fato é que os juízes de Primeira Instância, assim como, os Tribunais estão decidindo esta matéria com base no entendimento sumulado pelo STJ e corroborado pelo STF, em ações idênticas.

Ressalte-se que em algum momento da vida real a legalidade deste imposto será seriamente questionada no STF, no tocante à sua incidência sobre os consumidores finais, tendo em vista que o art. , da LEI COMPLEMENTAR Nº 87, DE 13 DE SETEMBRO DE 1996, é clara ao estabelecer que o dever de recolher o ICMS compete a quem promove a circulação de mercadorias, in casu, as distribuidoras de energia elétrica.

Sendo assim, entendo que o consumidor final não tem sequer a obrigação de pagar o tal tributo, mesmo não havendo a incidência da TUST/TUSD. No entanto, esta é uma discussão para o futuro.

Todavia, todos nós consumidores estamos pagando ICMS indevido por conta da esperteza dos fiscos estaduais - através de suas empresas exploradoras dos serviços de energia elétrica, devendo os consumidores acionarem o poder judiciário para buscar a restituição dos valores pagos indevidamente nos últimos 05 anos, calculados sobre as tarifas TUST e TUSD.

De modo que, em todo o Brasil, contribuintes lesados estão acionando o Poder Judiciário - questionando a base de cálculo do ICMS e requerendo a restituição dos valores pagos de forma indevida durante 5 anos, o que se configura uma grande economia, sobretudo para os que consumem muita energia e pagam valores altíssimos.

  • Sobre o autor"Dê-me os fatos que eu direi o seu direito"
  • Publicações21
  • Seguidores51
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações637
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consumidor-paga-icms-indevido-na-conta-de-luz/423648605

Informações relacionadas

Estela Riggio, Advogado
Artigosano passado

A seletividade do ICMS-energia elétrica, e o Julgamento do RE 714.139

Produtores Rurais são isentos de ICMS

Como pedir restituição de ICMS na conta de luz?

Rodrigo Klein, Advogado
Artigoshá 8 anos

A isenção do ICMS na conta de energia elétrica do produtor rural

Cesar Augusto Machado, Advogado
Artigoshá 4 anos

Procedimento de suscitação de dúvida registral em face de cartório extrajudicial

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)